domingo, 6 de fevereiro de 2011

Trabalho é sucesso



Texto excelente, uma vez lido e nunca mais esquecido. Compartilho com vocês porque o que é bom deve ser lido e repassado.
É um pouco extenso, mas com certeza vale a pena ler.

Trata-se de um texto escrito originalmente por Nizan Guanaes, um dos maiores publicitários deste país, fundador da famosa agência DM9. Ele escreveu este texto para uma formatura da FAAP Fundação Armando Alvares Penteado em S.Paulo, da qual ele foi convidado para ser paraninfo.
"Dizem que conselho só se dá a quem pede. E vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar de minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns que julgo valiosos. Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor.
Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelângelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E geralmente, os que só pensam nele não ganham. O dinheiro corre de quem corre atrás dele. Estes são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.
A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo". E ele respondeu: " Eu também não, meu filho." Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar em realizar, tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.
Meu segundo conselho: pense no seu País. Porque principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada.
Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chegam a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida de Odorico Paraguassu. Que era ficção mas hoje é realidade, na pessoa de muitos.
Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou frio, não seja morno que eu te vomito. É exatamente isso que stá escrito na carta de Laudicéia. É preferível o erro à omissão. O fracasso ao tédio. O escândalo, ao vazio.
Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracassso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.
Tendo consciência de que, cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.
Não use Rider, não dê férias a seus pés.Não sente-se e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia!
Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que ele faria, se fizesse alguma coisa.
Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar.
Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalha não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do mal, e constrói prodígios.
O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito o que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. porque aqueles trouxas dos japoneses que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2º maior megapotência do planeta. Enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.
Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesma conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto so seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundo que os acomodados não conhecerão. E isso se chama sucesso."

4 comentários:

  1. Porque principalmente os valores e o que é essência não podem ser esquecidos e nem escondidos para agradar a uma sociedade que não sabe nem ao menos organizar suas próprias vidas !
    Como sempre, lindíssimos textos, lindo blog.
    Bjs Siii

    ResponderExcluir
  2. [...]E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.[...]

    Querida, me faz bem vir a teu blog, também me ensina a escrever e a viver.

    Beeijoo xD

    ResponderExcluir
  3. Que belissomo texto...muito intenso e sem duvidas, cheios de grandes e valiosos conselhos realmente. Quem sabe contar e viver sobre o melhor desta vida são aqueles que realmente arriscam, que buscam sempre crescer no que fazem e n se acomodam nunca, pois deixam os seus sonhos lhes moverem.

    Beijos, minha flor.
    Tenha uma ótima semana.

    Te espero lá no blog, tem post novo ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Belissimo texto Si,

    'Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor.
    Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência.'

    Trabalha não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a
    morada do mal, e constrói prodígios.

    Realmente, concordo com cada palavra dita ai.

    Tenha uma linda semana flor!
    Bjs & abraços!

    ResponderExcluir